Piso Epóxi

06:25

Na hora de construir e reformar uma das maiores preocupações, tanto para residências quanto para comerciantes, é o piso e que material será usado nele. No mercado hoje existem muitos tipos diferentes de materiais modernos, de fácil aplicação, versáteis e de acabamento impecável.

O piso epóxi é um desses materiais largamente utilizados em construções, principalmente nas comerciais como garagens, indústrias, aeroportos e hospitais devidos a algumas vantagens que ele possui contra outras matérias-primas que estão no mercado.

Conheça um pouco mais sobre esse material, suas vantagens e desvantagens e aplicação para ter certeza se esse é o piso ideal para seu empreendimento.

O material e sua história

O epóxi é um tipo de resina, um plástico termofixo que se endurece quando misturado com um catalisador. As primeiras tentativas de se produzir esse material aconteceram por volta de 1927 nos Estados Unidos.

A primeira vez em que este tipo de resina foi sintetizada com sucesso foi em 1936 pelo Doutor Pierre Castan, da Suiça, e o Doutor S. O. Greenlee, norte-americano. A exploração comercial desse produto se deu em 1938, tendo alguns problemas durante a Segunda Guerra Mundial devido à falta de matéria-prima.

O produto foi licenciado nessa época pela empresa Ciba-Geigy, que foi uma das três maiores produtoras dessa resina e encerrou suas atividades em meados dos anos 90. Hoje diversas empresas produzem esse tipo de material como a Dow Química, Huntsman, Momentive e Nan-Ya.

No Brasil encontramos produtos importados de quase todas as partes do globo como Estados Unidos, China, Coreia, Itália, entre outros.

Tipos de Epóxi

A resina Epóxi possui diferentes formas de aplicação que se diferenciam pelo nivelamento do piso até pelo acabamento final. São cinco tipos de pisos feitos com resina Epóxi:

1-Espatulado: Essa é uma mistura entre epóxi e quartzo, o que dá alta resistência mecânica e à abrasão, ótima para indústrias. Ela também é ideal para regularizar pisos desgastados.

2-Multinível: Esse é ideal para pisos totalmente desnivelados, pois ela aguenta diversas camadas seguidas de resina e quartzo aspergido com ela ainda líquida, o que aumenta a espessura.

3-Autonivelante: Esse é o que tem melhor acabamento visual. É feito com resina pura, sem o quartzo e possui uma espessura de 1 a 5mm.

4-Pintura Epóxi: Pode ser lisa ou antiderrapante e possui várias opções de cores. Mas exige um estado de conservação boa do piso para ser aplicada.

5-Poliuretano: Esse tem um acabamento suave e é resistente aos raios UV, sendo indicada também para ambientes externos.

Vantagens e desvantagens

O piso Epóxi tem muitas vantagens e algumas desvantagens para sua aplicação. Como esse é um material monolítico, ele não possui juntas, facilitando a limpeza. Esse é um piso impermeável e dificulta a proliferação de microrganismos, não acumula pó nem sujeira e tem boa durabilidade.

Esse é um material muito versátil, sendo de fácil e rápida instalação, pois não precisa de maquinário e é aplicável em vários tipos de piso e com alta resistência química e mecânica.
Além de tudo isso, tem um acabamento brilhante e possibilita diversas cores e padrões de decoração.

Como nem tudo é perfeito, esse material também tem algumas desvantagens. Ele exige manutenção constante, ainda mais devido a facilidade com que ele risca e pode ser manchado.

Seu custo também é mais alto que outros materiais derivados do cimento, chegando a custar 180 reais por metro quadrado, sendo que algumas empresas exigem o mínimo 100 metros quadrados para instalação.

Com essas informações fica muito mais fácil decidir se esse é, ou não, o material ideal de piso para seu próximo empreendimento.

http://mundodospisos.com/


You Might Also Like

2 comentários

  1. Heya i am for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you helped me. capitalone.com

    ResponderExcluir
  2. The most apparent one is that you will probably be able to produce additional payments around the mortgage. canada mortgage calculator A shorter term can raise your payment amount, but it decreases the exact amount you pay on the life of the loan because principal is paid quicker and loans with a shorter duration normally have a lower rates of interest. mortgage calculator

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images